5 dicas preciosas para vencer a timidez e falar em público

O dia anterior à uma apresentação em público pode se tornar um pesadelo para as pessoas que se consideram tímidas. Além da insônia, sintomas como sudorese nas mãos, dor de barriga, pernas bambas e bocas secas são comuns quando o medo e a ansiedade vêm à tona. Mas, calma! Esses sentimentos são normais e esperados em uma situação como essa e as dicas que vou te passar vão te ajudar a vencer a timidez e falar em público

Como vencer a timidez e falar em público

Por que temos medo?

Quando nos colocamos em uma situação de evidência, como uma apresentação em público, podem acontecer julgamentos diversos e o medo dessas reações transmite ao nosso cérebro a mensagem de que estamos sendo ameaçados. Portanto, entramos em estado de alerta e o nosso organismo manifesta sintomas para nos avisar que estamos em uma situação de perigo. Até aí tudo bem!

Essa é uma reação instintiva e protetora, desde que estejamos enfrentando uma situação de perigo REAL e não em frente a várias pessoas com um microfone na mão. Você concorda comigo que essa não é situação tão perigosa assim? Portanto, para vencer a timidez e falar em público é preciso romper com alguns padrões. 

>> Se você se rotula uma pessoa tímida, confira aqui um vídeo que vai mudar sua opinião sobre isso.

Eu quero te ajudar nisso! Listei abaixo cinco dicas preciosas que vão te ajudar a vencer a timidez e falar em público. Confira:

1- Prepare um roteiro:

A comunicação só é eficaz quando ela é dita com clareza pelo orador e bem compreendida por quem escuta. Portanto, antes da apresentação, faça um roteiro com os principais pontos que deseja abordar, fazendo conexão entres eles de forma que o entendimento fique bem claro. Seja objetivo e evite repetições. Organize o roteiro por tópico de abertura, desenvolvimento e fechamento. Essa prática vai proporcionar mais segurança, autoconfiança e te ajudar a vencer a timidez e falar em público.

2- Faça exercícios para melhorar a dicção

Algumas pessoas têm dificuldade para pronunciar corretamente o som das palavras, das sílabas e das letras. Esse pode não ser o seu caso, mas fazer exercício para melhorar a dicção é importante em todas as situações, principalmente para vencer a timidez e falar em público.

Uma boa dicção envolve respiração adequada, aquecimento dos músculos faciais e aquecimento da língua. Ela contribui para uma comunicação clara e precisa. Nesse sentido é importante fazer um acompanhamento com fonoaudiólogo e eu também sugiro exercícios de trava língua.  

3- Treine o seu discurso em frente a um espelho

Quem dera se pudéssemos andar com um espelho dependurado em nós o dia inteiro. Com certeza melhoraríamos a nossa forma de comunicar, que contribui e muito para vencer a timidez e falar em púbico. Portanto, a proposta aqui é de se exercitar em frente ao espelho. Você vai se ver falando e poder aprimorar o seu discurso e dar o melhor de si.

4- Observe a sua postura

A linguagem corporal é uma forma de comunicação mais transparente do que a nossa própria fala. O corpo manifesta os nossos sentimentos através das diversas posturas que adotamos. Tenha cuidado com os braços cruzados, que passam a mensagem de desinteresse, ou costas curvadas que denotam descuido. Minhas sugestões são:

  • Mantenha a coluna ereta;
  • Mantenha sempre um sorriso no rosto;
  • Olhe diretamente para as pessoas com simpatia. Não desvie o olhar;
  • Movimente-se de forma leve, sem movimentos bruscos.

Siga essas orientações que vão te ajudar a vencer a timidez e falar em público.

5- Confie e respire!

A autoconfiança é o grande segredo para vencer a timidez e falar em público. Acredite em você e exercite a respiração para se acalmar quando estiver ansioso ou ansiosa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *